sábado, 23 de fevereiro de 2008

sobre estar distante e estar perto...

Ufa, finalmente um dia onde eu posso escrever... então...

como estou distante das pessoas de quem um dia estive perto, nada melhor que escrever um texto sobre a distância.

Em primeiro lugar, distância é algo que pode representar várias coisas. Na Física, a distância mede quantitativamente o espaço existente entre dois pontos. No mundo moderno, porém, define-se a distância pelo intervalo de tempo no qual uma informação leva para chegar até o seu destinatário.É por isso que se diz que a globalização encurtou as distâncias.Com um clique, podemos "estar" em lugares remotos, sem nenhum custo, num intervalo de tempo ínfimo. Mas não é essa a distância que eu quero enfatizar. Talvez nem seja algum conceito já definido de distância, mas sim o MEU conceito de distância.Estar distante para mim é estar alheio a mente de um indivíduo. Sim, meu conceito de distância toma como referencial indivíduos. Não é um conceito físico nem geográfico. É psicológico.
Hoje eu pude perceber o quão distante eu estou de algumas pessoas. Existe um hiato em nossa comunicação. Exemplo: quando eu estou perto de alguém , não necessariamente estou do lado dessa pessoa. Porém, consigo dialogar com essa pessoa de uma maneira ao menos parecida. Quando eu estou distante, mesmo que eu esteja do lado daquela pessoa, não consigo me comunicar propriamente. É como se nossos espaços estivessem distintos(meu conceito de espaço será definido em outro texto). E mais uma vez me lembro que estou distante de algumas pessoas...
Estar distante não é algo necessariamente ruim. Algumas vezes, é necessário que se esteja distante, pois é nessa distância que as relações são provadas. Um relacionamento baseado puramente no contato, ou seja, que não persiste na distância, não é um relacionamento estável. É apenas afinidade temporária... E por isso estou distante de algumas pessoas. Para que eu possa pensar. Sim, é necessário um certo distanciamento , para fins de análise. Pois quando se está muito próximo da questão analisada, o seu espaço e o dela se fundem, tornando impossível qualquer juízo claro.
Estou distante também porque preciso expandir meu espaço. E esse espaço só pode ser expandido através de novas intersecções. Pois, se me prendo as antigas, jamais conseguirei realizar novas. A segurança das antigas proximidades algumas vezes é maléfica, inibindo o surgimento de novas, pois, ao mínimo sinal de incompatibilidade, recorreremos as antigas, e nos fecharemos nelas.
Por isso estou distante.Não por ódio, nem por amor. Apenas para poder refletir. Perdoem-me se deixei alguma impressão errada.

Fellipe Lima

Nenhum comentário: